O Batismo nas águas e seu significado

21/02/2018 10:45

O Batismo nas águas e seu significado

O batismo é o assunto de maior interesse entre os Cristãos de qualquer denominação. Sempre quando falamos que pertencemos a uma igreja, a primeira pergunta é: Você foi batizado nesta igreja? E porque a pergunta? Embora saibamos que o batismo vem sempre depois da aceitação de Cristo como salvador ele é tão importante quanto o próprio ato de se aceitar a Jesus.

                               Texto Bíblico Romanos 6:1-11

1Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? 2De modo nenhum! Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele? 3Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? 4De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. 5Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição; 6Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado. 7Porque aquele que está morto está justificado do pecado. 8Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos; 9 Sabendo que, tendo sido Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte não tem mais domínio sobre ele. 10Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.11Assim também vos considerai certamente mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor.

Quando o assunto é ser crente há sempre duas questões que estão associadas a este estilo de vida: O aceitar a Jesus como salvador e o batismo. Como crentes que somos, é motivo de grande contentamento quando alguém diz: Ontem eu fui ao culto e aceitei a Jesus como o meu salvador. Ficamos ainda mais felizes quando esta pessoa diz que foi batizada; ou mesmo quando ela diz que tomou uma decisão e vai se batizar. Aliás, o batismo é sempre motivo de festa não só para quem esta sendo batizado como também para o seus entes queridos, irmãos de igreja, líderes, pastores.  Há religiões como o Catolicismo e o Hinduísmo que o batismo é tão significativo que encontram motivos para comemorar este evento com bebedeiras e até dias de festas. Isto acontece quando o batismo não passa de uma situação de status, tanto para o batizado como para as pessoas com quem o batizado se relaciona.

Para nós, servos de Deus, entretanto é muito diferente. O batismo para nós que aceitamos a Cristo como único e suficiente salvado significa o divisor de águas entre o velho e o novo homem. E isto faz jus ao que escreve o apóstolo Paulo em sua segunda carta aos coríntios que diz: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. 2 Cor. 5:17

1 - Mas o que é o batismo?

 A palavra batismo vem do grego, baptismo, que significa mergulho, imersão. Assim, logo de cara, já vemos que o batismo por aspersão ou uma simples molhada na testa não é válido. O batismo, assim como está literalmente um sua raiz no idioma grego, deve ser por imersão; onde todo o corpo em contato com a água é lavado e, consequentemente pela lavagem da água, purificado de todos os seus pecados.

2 – Significado do batismo.

Para entendermos o batismo é necessário entendermos o plano de Deus para a humanidade em três diferentes esferas. Para isto leiamos o texto abaixo em Efésios 4:4-6

4Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; 5Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; 6Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós”.

Lendo este texto a partir do v. 6 até o 4 vemos que há três esferas no Plano de Deus. Na espera maior (v.6) vemos a Humanidade tendo Deus como Senhor de todos; ou seja: Toda a Terra, conforme está escrito no Salmo 100 “Celebrai com júbilo ao SENHOR, todos moradores da terras. Servi ao Senhor com alegria; e entrai diante dele com canto. Sabei que o Senhor é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto”. Nesta esfera estão todos os povos. Crentes, incrédulos, idólatras, pessoas boas, más, ímpios etc., e também os salvos em Jesus.

Na segunda esfera já encontramos a Unidade da fé: Um só Senhor, uma só fé, um só batismo”. Nesta espera estão os Cristãos ou àqueles que aceitaram a Jesus como o seu salvador; porque nem todo Cristão – embora se dizendo seguidos de Cristo – realmente aceitou a Cristo como o seu salvador. São pessoas que confessam e até carregam o estereótipo de Cristo, mas não são discípulos de Jesus. É aí então que entra a questão da conversão. Porque nós sabemos que a conversão não se dá no momento em que o cidadão aceita a Jesus. A conversão é um processo que leva tempo e tempos. Ou seja: uma vez aceito a Jesus como o salvador da sua alma e depois sendo batizado, automaticamente o cidadão torna-se discípulo de Jesus, recebendo os Seus ensinamentos, louvando, adorando, orando. É assim que de dá a conversão.

Em muitas pregações minhas eu até costumo citar a 3ª estrofe do hino 15 onde encontramos o verdadeiro significado da conversão. “Mas um dia senti meu pecado e vi sobre mim a espada da lei. Apressado fugi em Jesus me escondi e abrigo seguro nEle achei”. O homem só se converte no dia que ele sentir o peso do pecado em suas costas.  Somente quando ele sente o peso do pecado é que seus olhos são abertos; e então ele poder ver a espada que vêm cortando sem lhe dar nenhuma chance de escape. Então ele toma duas atitudes necessárias e fundamentais para salvar a sua vida: Ele foge daquela situação e em seguida corre apressado ao encontro de Jesus. E encontrando-se com Jesus ele se esconde em seus braços e agora começa a desfrutar do abrigo que os braços de Jesus lhe proporcionam. Isto até me faz lembrar o hino 310 do Cantor Cristão:

Em teus braços me escondo onde sempre quero estar

Ao Teu lado protegido eu desejo caminhar.

Na última esfera temos a esfera dos Salvos em Cristo Jesus. “Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação”

Dentro destas três esferas entendemos que o batismo coloca o homem dentro da segunda esfera, mas não o coloca dentro da terceira esfera: a esfera dos salvos. Ou seja: o batismo, embora seja uma ordenança de Jesus não lhe dá nenhuma garantia de salvação. Entretanto o batismo, como já foi citado, é uma ordenança de Cristo. E uma vez que, ao sermos batizados nos fazemos discípulos de Jesus, devemos entender que o bom discípulo é aquele que atende o mandado do seu mestre. Uma vez obedecida esta ordenança o discípulo passa a gozar de uma infinidade de coisas maravilhosa que vamos discorrer adiante.

Mas para que o irmão entenda as maravilhas decorrentes do batismo vamos começar por entender os tipos de batismos encontrados na bíblia.

Os tipos de batismo encontrados na bíblia.

1ª – O batismo de Moisés – Também conhecido como o batismo do mar 1º Cor. 10:1-2

1 Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar. 2 E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar, 3 E todos comeram de uma mesma comida espiritual, 4 E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo.

O batismo de Moisés representa a saída do povo de Deus do Egito. No Egito o povo de Deus vivia num regime de escravidão, sendo obrigados a adorarem outros deuses e se submeterem ao regime do Faraó. Tudo a ver com o nosso batismo que nos tirou do mundo. E o mundo representa o Egito. E bom lembrar que este batismo não foi um batismo individual, mas toda uma nação foi batizada simultaneamente, incluindo as crianças. Moisés não deixou as crianças decidirem quando eles queriam sair do Egito, ele simplesmente ordenou às famílias que saíssem com tudo o que tinham; e isto incluía as crianças. Este é um dos fundamentos que Igreja Católica se baseia para batizar a suas crianças. Mas o de mais importante que notamos é que, embora todos foram “batizados” em Moisés, nem todos chegaram à terra prometida. O escritor aos Hebreus narra bem este fato em Hebreus 3:17-19 “Quem foram os que ouviram e se rebelaram? Não foram todos os que Moisés tirou do Egito? Contra quem Deus esteve irado durante quarenta anos? Não foi contra aqueles que pecaram, cujos corpos caíram no deserto? E a quem jurou que nunca haveriam de entrar no seu descanso? Não foi àqueles que foram desobedientes? Vemos, assim, que foi por causa da incredulidade que não puderam entrar. E o mesmo escritor confirma a sua afirmação no cap. 4:1-2. Temamos, pois, que, porventura, deixada a promessa de entrar no seu repouso, pareça que algum de vós fica para trás. Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram”.

Assim fica mais do que claro que não é o batismo que salva.

2º - O batismo Judaico – Hebreus 6:1-2; 9:10

                A conhecida tradição dos judeus que foi a causadora do primeiro conflito entre os discípulos de Jesus e os fariseus onde, decorrentes deste conflito, Jesus chama os escribas e fariseus de hipócritas.

3º - O batismo de João - Mateus 3:11; Marcos 1:4; Lucas 3:3

João Batista é o profeta que surge após 400 anos de silencio de Deus. Foram 400 anos em que prevaleceram a doutrina dos fariseus e saduceus amparada pelos conhecimentos e domínio dos escribas que detinham a Lei. Para estes, que mais adiante o próprio Jesus os chama de hipócritas, João aparece agora chamando-os de raça de víboras, porquê desprezavam o juízo de Deus e submetiam o povo ao juízo dos homens. Assim João clamava para se arrependessem e se preparasse para o reino de Deus que estava próximo. E diz a palavra de Deus que a todos quanto aceitavam as palavras de João eram batizados para arrependimento dos pecados. Mas só para arrependimento dos pecados! Todos as pessoas que foram batizadas no batismo de João tiveram que ser batizadas de novo posteriormente, conf. Atos. 19:1-6

4º O Batismo dos apóstolos – Atos 2:38; 19:1-6

                O batismo dos apóstolos difere do batismo cristão somente no aspecto de que Jesus ainda não tinha subido aos céus e por isso não tinha ainda enviado o Espírito Santo conforme prometera aos discípulos. Jesus deixa claro que quando fosse enviaria o Espírito Santo que ficaria com eles até o dia da Sua vinda. João 14:25-26. É notório que os discípulos faziam menção do Espírito Santo no momento do batismo; mas eles conheciam o Espírito Santo da forma que tinham visto e sentido no dia de Pentecoste. Mas João, o evangelista narra a vinda do Espírito Santo de outra forma com uma função já designada por Deus o Pai.: “Tenho-vos dito isso, estando convosco. 26 Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito”.

5º O batismo Cristão. Também conhecido como o batismo de Jesus. Mateus 28:18-19

“E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”.

Este é o batismo cristão que á realizado entre todas as denominações cristãs e que foi ordenado por Jesus.O batismo cristão, entretanto, ao contrário de muitos ensinamentos que vimos e ouvimos por aí, não é garantia de salvação.

Dentre as muitas características do batismo Cristão podemos destacar as seguintes:

a) Não distingue quem é salvo. Apenas configura a salvação. Marcos 16:16; 1º Pedro 3:20-21

b) Não regenera e nem salva. As águas do batismo não regenera. É diferente da água citado em João 3:5 “Quem não nascer da água e do Espírito não pode ver o reino dos céus”.

c) Representa uma mudança de posição Gálatas 3:26-29. Podemos comparar a mudança de posição com um soldado que sai dos níveis menores e passa para o nível maior, com uma nova vestimenta e novas divisas, simbolizando a sua conduta e disciplina; que o capacitou e preparou para enfrentar todos os desafios da nova função.

d) Inserção no discipulado. Uma vez batizado o crente já pode se considerar discípulo de Jesus. Pois não é possível considerar-se discípulo sem se batizar. Aí alguém pode dizer: Mas em Mateus 28;19 Jesus diz “Ide fazei discípulos batizando-os em nome do pai do filho e do Espírito Santo. Correto! Mas vemos que ao fazer discípulos imediatamente já deveria os batizar em nome do Pai do  Filho e do Espírito Santo. Um exemplo é quando você entra numa escola para qualquer curso. O primeiro passo é fazer a matrícula, entregando na escola todos os seus documentos incluindo o seu comprovante de endereço.

e) Identidade com a morte de Cristo. Como já lemos no texto base Hebreus 6:1-11

f) Singular. Uma vez batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo não se deve, em hipótese nenhuma, batizar de novo pois, agindo assim, estaríamos crucificando Cristo novamente conforme Hebreus 6:4-6 “Porque é impossível que os que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus, e os poderes do mundo vindouro, e depois caíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; visto que, quanto a eles, estão crucificando de novo o Filho de Deus, e o expondo ao vitupério. Pois a terra que embebe a chuva, que cai muitas vezes sobre ela, e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada, recebe a bênção da parte de Deus”.

Em resumo, este estudo nos deixa claro que o batismo simboliza a morte do velho homem para que possa nascer o novo homem. Simboliza também que fomos sepultados à semelhança de Cristo, este para nascimento de um corpo glorificado e nós a semelhança de um corpo justificado, ou seja: livre dos pecados do mundo. Uma vez batizados em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo, temos conosco o amor do Pai, imensamente quantificado pelo Novo Nascimento em Cristo Jesus, o Filho. Batizados em nome do filho somos beneficiado pelo favor do Sumo-sacerdote que também é nosso advogado e que está à destra do Pai intercedendo por todos nós. Batizados em nome do Espírito Santo, somos beneficiados pela constante companhia do Espírito de Deus sempre ao nosso lado, nos confortando, nos aconselhando, nos auxiliando contra as astúcias ciladas de Satanás e nos direcionando para as veredas da justiça que nos levará à vida eterna.

Amém!

Voltar

Contato

JOSUÉ OLIVEIRA
Rua Jonathan Galdino da Silva, 207 - Pq. Pavan
Sumaré - SP
13.179-392

19 3832-1464

© 2015 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode